Cultura, Identidade Cultural e Representação da Alteridade

Organizadora

Rosa Berardo

Vol. 9

Dados Técnicos
Capítulos

Introdução

Neste número da desenredos iremos abordar a temática das representações e auto-representações  em diferentes suportes e gêneros de narrativas imagéticas, como o  Cinema de ficção e de animação, o cinema documental e de auto representação, o som no cinema e a fotografia. Dentro desses contextos narrativos são abordados um amplo leque de temáticas que tratam da alteridade e do olhar que representa  o outro através da imagem em movimento, da imagem do corpo e narrativas sonoras.

Numa época onde o acesso a produção de imagens se tornou mais fácil e menos oneroso devido as novas tecnologias,  a pesquisa sobre a representação e construção de identidades se torna presente e necessária para a compreensão das imagens midiáticas.

Hall (1997), apresenta em seu livro Representation - Cultural Representation and Signifying Practices, questões muito importantes para a compreensão do que seria a representação, tais como: O que representação tem a ver com cultura? Qual a conexão entre elas? Nossos autores acrescentam a essas,  outras perguntas, as quais  tentam responder no material aqui publicado.  

Todos esses capítulos de diferentes pesquisadores, tratam de alguma forma sobre a representação e os processos de significação, sendo as abordagens teóricas vindas da linguagem cinematográfica, dos estudos culturais, da antropologia e da cultura visual.

Estou certa que o conteúdo e a diversidade de temas sobre a representação trará diferentes reflexões ao leitor e poderá servir como fonte de pesquisa para os interessados.

Deixo aqui os agradecimentos a todos que enviaram seu trabalho e compartilham seu conhecimento publicamente. Este livro traz ainda as pesquisas de nossos colegas  da Universidade Nacional de Jujuy, Argentina,  com a qual a UFG acaba de firmar um convenio de produção e intercambio cientifico.  Reforçamos  nessa  publicação  o segundo  ato de trabalho conjunto entre nossas universidades, tendo o primeiro ocorrido em maio de 2014 através de um seminário ministrado pela FAV na pessoa da profa. Rosa Berardo, no doutorado em Ciências sociais de  Jujuy.

A todos leitores desejamos um bom proveito da obra!

Cordiais saudações!

Coordenação,
Profa. Dra. Rosa Berardo
Dra. Em Cinema e Audiovisual
Universite de Paris III, Sorbonne Nouvelle.
Pós-doutorado Universite  du Quebec a Montreal
Profa. Do Programa de Pós-graduação em Arte e Cultura Visual, FAV/UFG